

O ano de 2025 marcou uma nova fase para o Sapiens Parque, que se consolidou como um dos principais polos de inovação, tecnologia, negócios e lazer de Santa Catarina. Sob a gestão do Governo do Estado, o complexo avançou em governança, infraestrutura, internacionalização e integração com a sociedade, reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento econômico catarinense.
Entre os marcos do período está a apresentação da nova identidade visual do Sapiens Parque, acompanhada do anúncio de novos empreendimentos e da celebração dos 23 anos do polo de inovação. A iniciativa simbolizou a modernização do projeto e o alinhamento com as diretrizes do Governo do Estado para fortalecer a matriz econômica voltada a ciência, tecnologia e inovação.

Foto: Jonatã Rocha / SECOM
Na área de governança, o Sapiens Parque firmou parceria com a ESGreen, ampliando a eficiência administrativa e a sustentabilidade dos processos internos. Outro avanço importante foi o início da implantação do Núcleo de Projetos (NuProj), voltado à qualificação do planejamento e da execução de projetos estratégicos.
O fortalecimento do ecossistema de inovação também se deu por meio da aproximação com instituições de ensino e pesquisa. A parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) ampliou as conexões acadêmicas e tecnológicas, reforçando o ambiente de cooperação entre universidades, empresas e governo.
A infraestrutura do complexo ganhou novo impulso com a inauguração da nova sede administrativa do Sapiens Parque, entregue pelo governador Jorginho Mello. A nova sede representa mais do que um novo espaço, mas sim um novo posicionamento da administração do parque.

Foto: Roberto Zacarias/Secom GOVSC
No cenário internacional, 2025 foi marcado pela ampliação das conexões globais. O Sapiens Parque participou de missões internacionais com destaque para a agenda estratégica na China, além de receber comitivas estrangeiras, como representantes do programa ScaleUp InBrazil e embaixadores de países árabes, que visitaram o espaço com foco em parcerias estratégicas com Santa Catarina. Essas agendas reforçaram a visibilidade internacional do polo e abriram novas oportunidades de investimentos e cooperação.
O impacto do Sapiens Parque no crescimento tecnológico do Estado também foi destaque em debates institucionais, incluindo apresentação na Comissão de Agricultura da ALESC, evidenciando como inovação e tecnologia dialogam com setores tradicionais da economia catarinense.
Além do eixo tecnológico e econômico, o parque avançou como espaço de integração social e lazer. A realização de sessões de cinema gratuitas para crianças e famílias e o apoio a projetos de inclusão, como a Carreta Digital — que capacitou 469 de jovens — reforçaram o compromisso social do empreendimento. O Governo do Estado também deu início ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a concessão do kartódromo do Sapiens Parque, ampliando o uso multifuncional do espaço.
“Em 2025, o Sapiens Parque passou a crescer de forma acelerada e deu um salto de maturidade. Fortalecemos os laços com universidades, empresas e comunidade. Mais do que um polo de inovação, nos afirmamos como um vetor estratégico para o desenvolvimento econômico, social e sustentável de Santa Catarina, conectando conhecimento, tecnologia, negócios e qualidade de vida para os catarinenses.”, afirma o presidente do Sapiens Parque, Eduardo Vieira.
Ao longo de 2025, o Sapiens Parque reafirmou seu papel como vetor de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, resultado de uma gestão alinhada às prioridades do Governo de Santa Catarina. As ações realizadas ao longo do ano consolidam o complexo como referência nacional e internacional, conectando conhecimento, negócios, tecnologia e qualidade de vida para os catarinenses.


O Governo de Santa Catarina apresentou nesta quinta-feira, 11, a nova identidade visual do Sapiens Parque, marco que simboliza a evolução e o amadurecimento de um dos principais polos de inovação do Estado. A cerimônia contou com a participação do governador Jorginho Mello e faz parte das comemorações pelos 23 anos do empreendimento. Além disso, foram anunciados novos projetos, parcerias estratégicas e a chegada de empresas para impulsionar ainda mais o desenvolvimento tecnológico na região Norte da Ilha.
O governador destacou que o Sapiens Parque vive uma nova fase, marcada pela expansão, modernização e fortalecimento como ambiente de inovação, sustentabilidade e formação de talentos. “O Sapiens é hoje um território de inovação que conecta universidade, empresas, governo e comunidade. Estamos preparando o parque para os próximos 20 anos, com novas empresas, infraestrutura, pesquisa e oportunidades e tudo isso irá convergir pra uma Santa Catarina ainda mais inovadora”, afirmou.

Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC
O ato marca novas parcerias firmadas com empresas e instituições que vão integrar o Sapiens Parque como supermercado, universidade, empresas, Casan e Casa do Empreendedor.
O diretor-presidente do Sapiens Parque, Eduardo Vieira, ressaltou a importância deste momento histórico para o ecossistema de inovação catarinense. “Este momento reflete a maturidade do Sapiens como um verdadeiro distrito de inovação, um espaço para pessoas, seja essa pessoa um empreendedor, um estudante, um pesquisador ou um mero entusiasta que torce pelo futuro do Estado de Santa Catarina. Com a chegada de empresas de referência nacional e internacional, e o fortalecimento das parcerias com universidades, estamos consolidando um ambiente único de desenvolvimento e oportunidades para nossa cidade e para nossa Santa Catarina”, declarou.

Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC
:: Novos contratos, empresas e projetos anunciados
1. Contrato Angeloni
Formalizada a aquisição de áreas pelo Grupo Angeloni para implantação de uma unidade comercial estratégica no Sapiens Parque. A iniciativa reforça a integração do empreendimento com a comunidade e amplia a oferta de serviços essenciais, alinhada ao conceito de cidade inteligente.
2. Contrato Univali – Casarão
Assinado o contrato para instalação de laboratórios de pesquisa e salas de aula no Casarão do Sapiens Parque. O espaço irá aproximar educação, ciência e inovação, criando oportunidades de formação e interação entre universidade e empresas.
3. Contrato Univali – Campus
Concedidos os lotes 160 e 162 para implantação do novo campus universitário da Univali dentro do Sapiens. A iniciativa amplia a presença acadêmica no parque e consolida um ambiente integrado de ensino e desenvolvimento tecnológico.

Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC
4. Contrato Nanovetores
A Nanovetores Tecnologia S.A., referência internacional em nanotecnologia, assinou contrato para construir sua sede no parque. A chegada da empresa reforça a vocação do Sapiens para pesquisa avançada e geração de soluções de alto impacto.
5. Contrato LatinLED
A LatinLED implantará um empreendimento que integra ambiente empresarial com área de serviços no Sapiens Parque, com foco em inovação e sustentabilidade.
6. Casa do Empreendedor
Apresentada como um espaço para atendimento ao empreendedor, oferecendo uma gama de serviços administrativos, integrado à espaços de treinamentos e eventos. A estrutura, instalada no InPETU HUB, beneficiará os empreendedores do norte da ilha e do ecossistema de inovação.
7. Acordo de cooperação com a Casan
Assinado termo para integrar o sistema de esgotamento sanitário do Sapiens à ETE Canasvieiras. O acordo também prevê área para estudos e testes de tecnologias voltadas ao saneamento, reforçando o compromisso ambiental do parque.
Por Osvaldo Sagaz | Secom


O Sapiens Parque firmou parceria com a ESGreen para avaliar a maturidade ESG das empresas do seu ecossistema e fortalecer governança, integridade e desenvolvimento sustentável no ambiente de inovação catarinense. A iniciativa integra a estratégia do Governo do Estado de Santa Catarina, de apostar em modelos de inovação que unem tecnologia, impacto socioambiental positivo e competitividade para a nova economia.
A iniciativa permite mapear a maturidade ESG do ecossistema para direcionar programas de desenvolvimento, reconhecimento e incentivos, padronizando critérios para decisões assertivas.
Segundo Eduardo Cesar Cordeiro Vieira, presidente do Sapiens Parque, o movimento reforça a missão do parque:
“Com inteligência de dados, vamos entender o estágio ESG das nossas empresas e direcionar ações, de capacitação a incentivos, que gerem impactos mensuráveis para Santa Catarina”
A base técnica do trabalho será realizada na plataforma SaaS da startup, que combina dados integrados, Score ESG e climático, monitoramento contínuo e avaliação de materialidade com IA e validação documental, alinhada aos ODS da ONU. O resultado é um retrato objetivo e comparável do estágio ESG, com métricas para acompanhar a evolução à longo prazo.
“Gestão ESG se faz com padrões claros. Ao padronizar critérios e dados, o ESG deixa o plano do abstrato e se torna instrumento de gestão, orientando políticas e práticas de governança efetivas. Quando um elo do ecossistema avança com esse olhar, o movimento reverbera por toda a cadeia, gerando impacto positivo mensurável no ambiente de inovação”, afirma Mauricio Rodrigues, CEO da ESGreen.
Impacto e resultados esperados
- Padronização que tangibiliza o ESG: critérios comuns transformam princípios em gestão aplicável, reduzindo subjetividade e acelerando a execução.
- Efeito em cadeia no ecossistema: o avanço de um elo reverbera na rede de clientes e fornecedores, elevando governança, integridade e desempenho socioambiental.
- Competitividade com transparência: métricas comparáveis facilitam acesso a mercados e capital e permitem monitorar evolução e reconhecer boas práticas.
Levantamento inicial em Santa Catarina
A ESGreen concluiu recentemente um estudo de referência envolvendo mais de 200 empresas do estado de Santa Catarina. O levantamento revela um panorama positivo em relação às práticas ESG e evidencia um forte potencial de avanço por meio de políticas e programas estruturados.
O Score ESG médio das empresas avaliadas atingiu 834,93 pontos, enquanto o Score Climático ficou em 616,26 pontos, numa escala que varia de 0 (maior risco) a 1.000 (menor risco). Os resultados reforçam o compromisso crescente do setor produtivo catarinense com a sustentabilidade.
Texto: Redação Economia SC


Diretor do Sapiens Parque detalha impacto do polo, que terá campus Univali (2026) e abriga centro de pesquisa de carne cultivada.
Relevância e Números do Sapiens Parque
Com 128 instituições instaladas, responsáveis por mais de 3,2 mil empregos diretos e um faturamento mensal de aproximadamente R$ 1 bilhão, o Sapiens Parque — Parque Tecnológico do Estado de Santa Catarina — consolidou-se como referência não apenas em tecnologia e inovação, mas também em negócios, cultura e lazer.
O impacto do empreendimento no desenvolvimento catarinense foi apresentado pelo engenheiro e diretor-presidente do Sapiens, Eduardo Cesar Cordeiro Vieira, durante reunião da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (26).
A convite do presidente do colegiado, deputado Altair Silva (PP), Vieira apresentou dados e destacou a importância do parque como indutor do desenvolvimento econômico por meio da inovação.
Ele antecipou que, a partir de 2026, o Sapiens Parque passará a abrigar um campus da Univali, e convidou os parlamentares para o evento que celebrará os 23 anos do parque, no dia 11 de dezembro.


Fotos: Rodrigo Corrêa / Agência AL
Passeio Sapiens e o Fortalecimento da Inovação
Vieira destacou ainda o papel estratégico do Passeio Sapiens, empreendimento integrado ao parque e alinhado à política do governo estadual de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região Norte da Ilha.
“A criação do Passeio Sapiens reforça o compromisso do Estado em ampliar oportunidades para empresas, trabalhadores e moradores, tornando o espaço um ambiente dinâmico de conexões e crescimento”, afirmou.
Além de ser um novo polo de lazer de Florianópolis, o local concentra estruturas voltadas à tecnologia e à educação. O complexo abriga auditório para eventos, uma unidade de coworking do Impact Hub e sedes de empresas tecnológicas, como Mosaic AI e Softplan.
Com infraestrutura moderna e localização estratégica, o Passeio Sapiens atrai empresários, profissionais do setor e visitantes interessados em cultura e lazer. Segundo Vieira, o apoio do governador Jorginho Mello foi decisivo para a implantação do espaço, que já registra cerca de 30 mil visitantes por mês. “Hoje, 25% do PIB de Florianópolis vem da tecnologia e inovação”, destacou.
Polo Científico (Carne Cultivada)
Vieira também ressaltou a instalação do JBS Biotech Innovation Center, o primeiro centro de pesquisa do Brasil dedicado ao desenvolvimento de carne cultivada em laboratório. Com investimento de US$ 22 milhões, o empreendimento conta com uma equipe de 25 pós-doutores e atua para tornar a produção de proteína cultivada mais eficiente, escalável e competitiva.
O projeto prevê laboratórios em sua primeira fase e uma planta-piloto na segunda. No momento, os pesquisadores trabalham com células bovinas, buscando viabilizar a produção de proteína cultivada em escala comercial.
Reconhecimento Parlamentar
Ao final da reunião, o deputado Altair Silva agradeceu a presença de Eduardo Vieira, destacando a relevância de sua atuação na liderança do setor de tecnologia e inovação em Santa Catarina. O deputado Mário Motta (PSD) também se manifestou, enaltecendo a importância desse polo para o desenvolvimento do Estado.
Texto: Valquíria Guimarães
Agência AL
Confira a reunião completa abaixo:
https://youtu.be/c3m5eKKVNcI


O Sapiens Parque segue ampliando sua atuação como polo de ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina. Nesta terça-feira, 30, o parque tecnológico assinou um contrato de concessão de uso com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que passará a utilizar o casarão localizado na entrada do empreendimento. O espaço será destinado a atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, com início previsto para o primeiro semestre de 2026.
A parceria reforça o acordo firmado em março deste ano entre as duas instituições, que prevê a instalação de um novo campus da Univali dentro do Sapiens Parque, em Florianópolis.
Para o presidente do Sapiens, Eduardo César Cordeiro Vieira, o avanço simboliza a realização de um projeto estratégico. “Trazer a Univali para o Sapiens Parque era um sonho que, finalmente, estamos realizando. É a prova de que estamos no caminho certo para transformar o empreendimento em um ambiente cada vez mais dinâmico e conectado ao futuro”, destacou.

“O Sapiens Parque está em constante expansão e trazer a Univali para junto de nós é uma grande conquista. Essa parceria amplia nossa capacidade de agregar e atrair talentos, resultando em um momento ímpar para a inovação de Santa Catarina”, afirmou Fábio Wagner Pinto, presidente do Conselho do Sapiens Parque.
O casarão, com cerca de 500 metros quadrados, vai abrigar o Laboratório de Usos Modernos da Energia (Lumen) e o BeLab, voltado para cursos de pós-graduação na área da saúde que utilizam peças anatômicas conhecidas como fresh frozen cadaver.

A Univali, por sua vez, prevê expandir gradualmente sua presença no Sapiens Parque. “Hoje é um dia histórico para a universidade. Estamos muito animados para iniciar as atividades no parque e contribuir com o fortalecimento do ecossistema de inovação de Santa Catarina”, declarou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Fotos: Dales Hoeckesfeld


O governador Jorginho Mello e a vice-governadora, Marilisa Boehm, participaram, nesta sexta-feira, 8, da inauguração da nova sede administrativa do Sapiens Parque, em Florianópolis. O local passa a funcionar no Passeio Sapiens, Bloco B, na Avenida Luiz Boiteux Piazza, no Norte da Ilha de Santa Catarina. O espaço mais moderno fica integrado a um ambiente tecnológico e inovador com espaço de coworking, auditório e diversas empresas que já atuam no parque.
“O Sapiens vive um momento de prosperidade, a gente reorganizou, legalizou documentalmente, dando segurança jurídica para quem se estabeleceu aqui. A gente quer transformar o Sapiens na cidade inteligente de Florianópolis e de Santa Catarina. Já dobrou o número de empresas que estão aqui, com uma série de investimentos que nós estamos fazendo aqui para estruturar esse lugar que vai ser o ponto de referência da tecnologia de Santa Catarina. Hoje 8% do nosso PIB (Produto Interno Bruto) é tecnologia e nós queremos que isso aumente. Então, eu vim mais uma vez prestigiar todos que estão aqui, prestigiar a direção do Sapiens, toda a equipe que tem feito um trabalho focado na coisa certa, com pressa, com velocidade, recuperando o tempo que ele ficou aqui meio vagando”, disse o governador Jorginho Mello.

A cerimônia marcou um novo momento para o parque tecnológico, que é referência no ecossistema de inovação do Brasil. O complexo passa por obras de expansão de infraestrutura e contam com um investimento de R$ 55 milhões do Governo do Estado, sendo R$ 37 milhões de obras que já foram concluídas e estavam pendentes de governos anteriores e R$18 milhões em obras que estão sendo concluídas.
As melhorias abrangem pavimentação, drenagem, rede elétrica e esgotamento sanitário, com o objetivo de ampliar a capacidade do parque para receber novas empresas de tecnologia e inovação, áreas de serviços, turismo e lazer.
“Nosso governo acredita e investe em ambientes de inovação porque sabe que eles são motores de desenvolvimento econômico e social. Aqui, no Sapiens, é um exemplo, ideias se encontram, talentos se conectam e oportunidades se multiplicam”, destacou a vice-governadora, Marilisa Boehm.
O investimento fortalece o posicionamento estratégico do Sapiens Parque como um ambiente propício ao desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial.
“A mudança de sede do Sapiens Parque visa destinar o casarão da antiga sede administrativa para abrigar projetos na área de educação e capacitação de profissionais. O casarão precisava de uma reforma que deve custar bastante dinheiro e a iniciativa privada faz com menos burocracias legais. Então nós fizemos um acordo com a Softplan pela nova sede no Passeio de forma a não ter impacto no caixa do Sapiens e termos algo mais moderno e mais próximo das empresas. E uma universidade se interessou pelo casarão com o compromisso de fazer toda a reforma necessária e agora nós vamos dar uma finalidade completamente digna para ela virar um centro de educação e cultura. Nesse caso, juntou muitos fatores a favor da mudança, pois ficou vantajoso economicamente e estrategicamente também”, explicou o diretor-presidente do Sapiens Parque, Eduardo Vieira.

O Sapiens Parque reúne governo, universidades e setor produtivo, promovendo a inovação como motor de desenvolvimento econômico sustentável para o Estado de Santa Catarina. De 2022 pra cá, o número de empresas dentro do parque tecnológico mais que dobrou, passou de 60 para 128. Atualmente isso gera mais de 3.500 novos empregos diretos. E já existe uma negociação avançada para instalação de mais empresas no complexo nos setores de turismo, serviços e tecnologia, além da sede de um campus universitário voltado para formação de mão de obra altamente qualificada conforme demanda das empresas já instaladas.


Na manhã dessa quarta-feira, 9 de julho, o Sapiens Parque, em Florianópolis, foi palco de uma reunião que marcou o início de um novo ciclo estratégico para o maior parque de inovação de Santa Catarina. O encontro formalizou o início dos trabalhos da consultoria conduzida em parceria com a Ernst & Young (EY), uma das quatro maiores empresas de consultoria do mundo.
A iniciativa tem como objetivo modernizar e reestruturar o modelo de gestão e operação do Sapiens Parque, alinhando suas atividades às políticas de Estado do Governo de Santa Catarina e às principais tendências globais de desenvolvimento sustentável, inovação e transformação digital.
Participaram da reunião os diretores do Sapiens Parque, membros do Conselho de Administração, da secretaria de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, da FAPESC, da CIASC, além de equipes técnicas do Sapiens e da EY.
Durante o encontro, foram discutidos os eixos centrais do trabalho de consultoria, que incluem o reposicionamento estratégico do parque, a estruturação de parcerias com o setor público e privado, e a consolidação do Sapiens como plataforma integrada de inovação com impacto regional e internacional”.
Segundo o diretor-presidente, Eduardo Vieira, “a parceria com a EY marca um novo momento na trajetória do Sapiens Parque, que busca fortalecer sua vocação como ambiente de inovação conectado às demandas da sociedade e às oportunidades da nova economia. A expectativa é que o projeto sirva de modelo para outras iniciativas no Brasil e no exterior, promovendo a integração entre ciência, tecnologia, empreendedorismo e políticas públicas”.
Tags
NoticiasDestaques


Retrospectiva 2025: Sapiens Parque consolida protagonismo na inovação e amplia conexões globais em 2025
09 Jan 2026


Governo do Estado apresenta nova identidade visual do Sapiens Parque, anuncia novos empreendimentos e celebra 23 anos do polo de inovação
11 Dez 2025


Sapiens Parque firma parceria com a ESGreen para fortalecer governança
29 Nov 2025


